Postagens mais visitadas

sábado, 30 de março de 2019

SATANISMO, LUCIFERIANISMO E OUTRAS CONCEPÇÕES


Hail seus demônios o/
Hoje quero apresentar a vocês algumas vertentes do satanismo. Como todos sabem ( ou deviam saber), o satanismo não é uma coisa só, mas um aglomerado de graus, falanges, segmentos e correntes diferentes entre si mas cada qual com sua importância legal, social, cultural.

Existem duas principais frentes satanistas a serem consideradas: os satanistas teístas (aqueles que acreditam na entidade chamada Satanás) e os ateístas ( aqueles que não acreditam em divindades como Deus e o Diabo, mas vêem em Satanás um símbolo de orgulho, independência e ambição pessoal). Apesar de suas diferenças fundamentais, podemos destacar como ponto comum a todas essas "religiões" o apelo à liberdade individual, o materialismo, a oposição aos princípios cristãos e a aceitação da verdadeira natureza humana. Agora vamos conhecer mais sobre as principais formas de satanismo:

THE SATANIC TEMPLE


The Satanic Temple é um grupo de ativistas americanos, do estado de Massachusetts, fundado em 2013 por Malcom Jarry e Lucien Graves. A organizaçãode é ateísta e utilizam a simbologia satânica para promover igualdade e justiça social, baseados em princípios de reciprocidade racional, autonomia pessoal, curiosidade, empatia e benevolência. Além disso, participam ativamente em ações públicas, principalmente no que se refere à separação da igreja e o Estado. Abaixo seguem os 7 princípios fundamentais desta organização:

1- Deve-se esforçar para agir com compaixão e empatia por todas as criaturas de acordo com a razão;

2- A luta pela justiça é uma busca contínua e necessária que deve prevalecer sobre as leis e instituições;

3- O corpo de alguém é inviolável, sujeito apenas à vontade da pessoa;

4- As liberdades dos outros devem ser respeitadas, incluindo a liberdade de ofender. Para intencionalmente ou injustamente invadir as liberdades alheias, é preciso abrir mão da sua;

5- As crenças devem estar de acordo com nossa melhor compreensão científica do mundo. Devemos ter cuidado para nunca distorcer os fatos científicos para se adequarem às nossas crenças;

6- As pessoas são falíveis. Se cometermos algum erro, devemos fazer o nosso melhor para corrigi-lo e resolver qualquer dano que possa ter sido causado;

7- Cada princípio é orientador projetado para inspirar nobreza em ação e pensamento. O espírito de compaixão, sabedoria e justiça devem sempre prevalecer sobre a palavra escrita ou falada.

Você pode se associar ao Templo Satânico através do site: https://thesatanictemple.com/ gratuitamente. Residentes dos EUA podem, inclusive, participar de reuniões presenciais ao adquirir o cartão de associação ( custam por volta de U$ 25,00 - aproximadamente R$ 100,00).


A IGREJA DE SATÃ



Criada em 30 de abril de 1966 por Anton Szandor LaVey, a igreja de Satã também tem cunho ateísta, vendo em Satã uma representação positiva de orgulho, individualismo e iluminação, mas sem adorá-lo como uma divindade.

Observando a etimologia de Satanás em hebraico: Satãn, opositor, adversário, fica evidente que a missão é contrapor ao cristianismo e outras crenças sobrenaturais. A base da igreja se fundamenta  em nove declarações satânicas, onze regras satânicas da Terra e nove pecados satânicos ( trarei esses itens com mais detalhes em um próximo post) presentes na Bíblia Satânica.


O Livro de Satã

O primeiro livro da Bíblia Satânica trás em si uma "resposta" do Príncipe das Trevas aos ataques cristãos. Como todos sabemos, a igreja punia severamente aqueles que se opunham ao seu pensamento, com ataques verbais e muitas vezes físicos ( Vide a "santa inquisição"). E agora é a hora do Diabo explicitar as hipocrisias contidas nos discursos que tanto pregam compaixão, caridade e perdão. Assim, cada lei entregue a Moisés é atacada. Principalmente "não matarás", "não cometerás adultério" e "não dirás falso testemunho". Mentir é permitido, principalmente se for em benefício próprio.

O Livro de Lúcifer

O livro de Lúcifer trás à tona uma indignação com a inversão de valores criada pelo cristianismo, que coloca o Monarca Infernal em posição de rebaixamento moral, chamando-o de "Pai da mentira", enquanto eles próprios enganam seus seguidores mascarando a impiedade e a maldade de Deus. Nele também podemos encontrar uma crítica aos atos considerados pecado pela cristandade, refutando um a um, conforme apresenta as características da natureza humana.

O Livro de Belial

Neste Livro temos a apresentação de rituais para invocações de forças satânicas através do conhecimento teórico e prático de magia. O autor define magia como " a mudança em situações ou eventos de acordo com a própria vontade". Recebemos instruções para melhor aproveitamento das magias, com orientações sobre vestimentas, equipamentos, preces e descrições detalhadas para a composição do altar para auxílio nos rituais.

O Livro de Leviatã

No Livro de Leviatã temos uma lista de palavras poderosas que podem ser invocadas durante os rituais. O livro nos ensina a invocar Satã e a incitar o desejo sexual e a compaixão das pessoas.


LUCIFERIANISMO


O Luciferianismo é bem menos conhecido do que o Satanismo, mas isso não impede que recaia sobre ele a mesma concepção de "religião das trevas" disseminadora do mal no mundo. Mas esse é um título muito injusto a esta filosofia que prega fundamentalmente a iluminação pessoal de seus seguidores. Assim como Lúcifer, os seguidores são incentivados a buscar sabedoria, conhecimento, liberdade, independência e iluminação, enfrentando os desafios que os impedem de evoluir.

Uma questão que sempre surge sobre o assunto é: Mas qual a diferença entre Satanismo e Luciferianismo. Satanás e Lúcifer não são a mesma coisa? A resposta é não. O Luciferianismo busca a sabedoria ao invés da oposição, esta comum ao satanismo. Note que a etimologia de Lúcifer, do latin Lux Fero, portador da Luz, enquanto Satã etimologicamente significa "opositor". Apesar dessa diferenciação, ambas são complementares no caminho em busca do auto-conhecimento.

Assim como o Satanismo, o Luciferianismo também possui ramificações que podem ou não acreditar em Lúcifer como uma entidade real. Há os Luciferianistas Deístas, que acreditam na existência de Lúcifer como um Ser, normalmente associado ao próprios Cosmos, sendo assim um ser pleno e presente em tudo e há os Luciferianistas Agnósticos, que rejeitam a existência de Lúcifer, ressaltando a necessidade do conhecimento de si, assim atingindo um grau de conhecimento único e se tornando seu próprio deus.


SATANISMO ANTI-COSMOS


Também conhecido como Gnosticismo do Caos, essa vertente acredita que toda ordem cósmica criada por Deus nada mais é que uma ilusão criada para esconder um caos interminável, sem forma e multifacetado do universo. Um praticante desta forma de satanismo é um autor ocultista que atende pelo nome de Vexior 218.

Em uma entrevista ele explica que acreditava em um Deus todo-poderoso chamado o Demiurgo, que tem sido interpretado como Odin na religião nórdica e Deus no cristianismo. Ele criou restrições no tempo, eespaço e na carne para limitar os nossos espíritos outrora livres.

Este é o lugar de figuras como Loki e Satanás entram. Eles são rebeldes contra o domínio tirânico de Demiurgo e tem como objetivo destruir seu controle. Outros deuses anti-cósmicos podem incluir Tiamat, Baal, Asmodeus, Lilith e muito mais.


TEMPLO DE SET


O Templo de Set surge com o oficial do exército americano Michael Aquino, também ex membro da Igreja de Satã, em 1975. Após a morte de Anton LaVey a Igreja de Satã se tornou uma organização corrupta, o que fez com que alguns membros se afastarem. 

A organização sem fins lucrativos propõe um individualismo esclarecido que anseia o auto-conhecimento através da formação pessoal, experiência e iniciação. A filosofia possui restrições que podem ser acessadas dependendo do grau que se está dentro do templo.

É utilizado a imagem de Seth (Deus egípcio do caos, da guerra e da seca) como símbolo do ego. Assim, com essa visão de Seth como uma força caótica que nos impulsiona, o templo se coloca como uma opção aos integrantes da Igreja de Satã ( que não acreditava que a entidade fosse viva).
Setianos reconhecem vários níveis ou graus de iniciação, identificando seus mebros por eles:

Setian (Primeiro Grau)
Adept (Segundo Grau)
Priest/Priestess (Terceiro Grau)
Magister/ Magistra Templi (Quarto Grau)
Magnus/ Maga (Quinto Grau)
Ipsissimus/ Ipsissima (Sexto Grau)



Por hoje é só amigos. Espero que tenham gostado. Comentem se querem saber mais sobre alguma dessas vertentes que vou buscar aprofundamento para trazer ao blog. Até a próxima filhotes de Satã o/






2 comentários: