Postagens mais visitadas

sábado, 23 de março de 2019

Demonologias



Hail amigos! Hoje vamos estudar um pouco sobre a hierarquia infernal, aspecto fundamental para compreendermos melhor as raízes do satanismo. Perceba que a demonologia (estudo dos demônios), apesar de ter "surgido" há mais de mil anos e ser estudada por satanistas, não é necessariamente a origem do satanismo. Ela se propõe exclusivamente a um estudo sistemático dos demônios, os quais vamos apresentar aqui hoje.


A demonologia se desenvolve à partir do século V quando diversos pensamentos filosóficos da época começam a discutir sobre o "mau". Como vimos no post anterior, o imaginário medieval era alimentado pelo medo do Inferno e consequentemente das criaturas que lá habitavam. Então surge a necessidade de catalogar e hierarquizar o inferno, analogamente à hierarquia celestial ( de Serafins a Anjos). 


Muitas obras são criadas nesse contexto para catalogar e definir a hierarquia dos demônios como também suas características. Apesar de ser uma busca do cristianismo, muitos personagens pertenciam a outras culturas. Além disso, alguns demônios eram criados a partir de ideias consideradas malignas e outros com características de personagens míticos, tais como Cérbero (o cão de 3 cabeças citado no post anterior), Abaddon, Minotauros, Centauros... e por ai vai. Segundo citam os estudos, são 12 os demônios principais e são referentes a cada mês do ano:


Janeiro - Belial;
Fevereiro - Leviatã;
Março - Satã ( Satanás, Satan);
Abril - Belphegor;
Maio - Lúcifer;
Junho - Baalberit;
Julho - Belzebu;
Agosto - Astorath;
Setembro - Lilith;
Outubro - Baal;
Novembro - Asmodeu;
Dezembro - Morloch.


A hierarquia infernal segue com as seguintes divisões: reinos, principados, domínios... seguindo exemplo da cabala dos anjos. Dessa forma temos a seguinte ordem: 


Lúcifer
Rei do inferno. Ex arcanjo de Deus, líder da rebelião dos anjos contra o domínio de Deus. Seu nome significa "portador da luz", "aquele que traz o conhecimento".


Belzebu
Príncipe dos demônios e senhor das Moscas, é um dos governantes do inferno. Seu domínio é o orgulho. É considerado a encarnação do mal absoluto.

Leviatã
Príncipe dos demônios. De acordo com a mitologia fenícia, ele se funde com outros animais, o que torna comum sua descrição associada a dragão marinho, serpente ou polvo. Seu domínio é a heresia.

Samyaza - 
Líder do pacto do monte Armon ou Monte Hermon. Possui sobre seu domínio mais de 200 sentinelas. Ensinou todo tipo de sortilégios aos homens. 

Anton Szandor LaVey, autoproclamado sacerdote da Igreja de Satã e autor da Bíblia Satânica ( que veremos mais tarde nesse blog), escreveu uma lista dos nomes mais utilizados em rituais satânicos. São eles:


Asmodeus 
Um dos sete anjos do inferno abaixo somente de Lúcifer. Representado com uma quimera com asas e três cabeças: uma de homem com hálito de fogo, uma de touro e uma de carneiro. 

Astaroth
Na demonologia é considerado um grão-duque da mesma ordem de Belzebu e Lúcifer, compondo assim a trindade. É representado como um homem nu com pés e mãos de dragão, asas e que segura uma serpente na mão. Um demônio de primeira hierarquia e que seduz pela beleza e vaidade.


Azazel
Para a demonologia, Azazel é um dos 7 arque-demônios de Satã. Teria sido um embaixador de Deus, responsável por listar as faltas humanas e apresentá-las no julgamento divino quando morressem. Azazel teria se apaixonado pela vida humana e junto com Samyaza, teria convencido mais de 200 anjos a viverem na Terra. Deus ficou furioso (vai ver porque não sabia que isso ia acontecer rsrs) e considerou uma traição. Por seu amor à humanidade e a desobediência a Deus, Azazel se tornou um demônio.

Balaão
Na religião da Mesopotâmia é um personagem bíblico e profeta. Na concepção hebraica é considerado um demônio ligado à avareza e cobiça.

Balaão e o Anjo, pintura de Gustav Jager, 1836

Behemoth
Na demonologia, Behemoth é o demônio da força animal, o que explica suas características metamórficas que o descrevem como um grande elefante ou um hipopótamo monstruoso.

Belzebu
Um dos sete príncipes do inferno, senhor das moscas e pestilências. É conhecido como O Quarto, por ser o quarto demônio mais poderoso do Inferno, atrás de Lúcifer, Satã e Belfegor.

Kimaris
Conhecido como um guerreiro montado em um  corcel negro. É considerado um marquês na hierarquia demoníaca e controla 20 legiões. E segundo o Lemegeton, manda em todos os espíritos da África.
Damballa
Um dos mais importantes espíritos da religião Vodou africana. É representado por serpentes.

Bom, existem uma infinidade de demônios. Encontrei nesse site aqui a melhor lista com todos eles e boas descrições de suas características de maneira alfabética. Deixem seus comentários sobre o demônio mais interessante que farei um post exclusivo dele, contando a sua origem e histórias.
Mandem sugestões para próximos temas também, ficarei feliz em preparar esse material.
No mais, Hail Satã o/









Nenhum comentário:

Postar um comentário